Nossos serviços
Idealização e gestão de projetos culturais:
Oferecemos soluções completas para a gestão de projetos culturais de pequeno, mediano e grande porte, desde a idealização, o planejamento e a organização até a execução e a gestão; garantindo experiências memoráveis para o público.
Exposições temporárias, fixas e itinerantes:
Desenvolvemos exposições de arte que levam obras marcantes a diferentes locais, promovendo a apreciação e acessibilidade à arte contemporânea.
Produção de eventos, espetáculos teatrais e festivais:
Com expertise na produção de espetáculos, oferecemos suporte abrangente, desde a seleção de elenco até a logística, para um sucesso artístico e comercial.
Fique por dentro de nossas últimas atividades:
Nossa especialidade reside na gestão de eventos culturais, abrangendo desde o planejamento e a organização até a execução, garantindo experiências significativas para nosso público.
Estamos orgulhosos do que conquistamos, mas não vamos parar por aqui ...
Exposição:
LUGAR IMAGINADO LUGAR VIVIDO
80 anos da Casa do Baile
No ano em que o Conjunto Moderno da Pampulha celebrou suas oito décadas, o projeto Museus Pampulha integrou as celebrações com programações diversas, entre elas a exposição inédita “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 Anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli.
A exposição teve início em maio de 2023 e apresenta a história dos 80 anos da Casa do Baile e dos 20 anos do espaço como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. O trabalho é composto por um núcleo histórico e obras de artistas contemporâneos, que refletem sobre a trajetória e a arquitetura do espaço, além de propor novas perspectivas através de instalações interativas.
Diálogos com:
CONCEIÇÃO EVARISTO
na Casa Fiat de Cultura
A escritora mineira Conceição Evaristo abordou questões ligadas à ancestralidade e à afrobrasilidade, integrando o ciclo de ações da exposição "ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura" que promoveu o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageando, por meio do núcleo "Novos Bustos", grandes pensadores nacionais como Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo. A escritora foi prestigiada na exposição com o conto "Lumbiá", que inspirou um dos núcleos, intitulado "O menino que vê o presépio".
Exposição:
TRAMA
Processos Educativos na Pampulha
A exposição "Trama |"Pampulha 80 anos: múltiplos olhares" |parte importante de um grupo de atividades denominadas “Processos Educativos na Pampulha” representou o 2do módulo dessa exposição e edição comemorativa, onde as bordadeiras do projeto “Bordando Memórias” se dedicaram a recriar a paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha a partir de uma série de 40 verbetes redigidos por moradores, trabalhadores e frequentadores da Pampulha. Juntos, os verbetes e os bordados apresentaram um mapa afetivo da região e se incorporaram à exposição.
Diálogos com:
LEDA MARIA MARTINS
na Casa Fiat de Cultura
A professora Leda Maria Martins conversou com o curador Marcelo Campos, integrando o ciclo de ações da exposição "ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura", que promoveu o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageando, por meio do núcleo "Novos Bustos", grandes pensadores nacionais como Ailton Krenak e Conceição Evaristo. A poeta e dramaturga foi prestigiada na exposição com o núcleo “Pampulha espiralar: um lar, um altar”, que conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
11ª Edição do
Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte
FIQ - BH
Do dia 3 ao dia 7 de agosto de 2022 realizamos a 11ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH no Minascentro. A programação foi extensa e totalmente gratuita, com atividades para jovens, adultos, crianças e profissionais do setor, e reafirmou a relevância do FIQ BH como o maior evento latino-americano dedicado ao gênero. Com a temática “Quadrinhos e o mundo do trabalho”, o FIQ BH 2022 reuniu artistas locais, nacionais e internacionais, que participam de diversas atrações. A programação incluiu oficinas, exposições, sessões de filmes, mesas de artistas, feira de quadrinhos, debates, sessões de autógrafos, duelos de HQs, rodada de negócios, entre outras, durante os cinco dias de festival.
12ª Edição do
Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN
No período de 23 a 29 de outubro de 2023, agitamos a capital mineira com a 12ª Edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte FAN BH 2023 com uma programação ampla, diversa e voltada para públicos de várias faixas etárias.
Foram shows, espetáculos teatrais e de dança, sessões de cinema, oficinas, rodas de conversa, residência artística e exposições. O tema central do FAN BH 2023 foi a Tríade Temporal, uma poderosa concepção que une o passado, presente e futuro. Este conceito norteou a construção do festival, atuando como uma ponte entre as tradições ancestrais e as visões futurísticas, tudo em busca de uma compreensão mais profunda do presente.
Exposição:
TRAÇAR MODERNO
Construindo Formas e Trajetórias
Em comemoração aos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek inaugurou em junho de 2023 a exposição “Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias”. Com curadoria de Ana Karina Ribeiro Bernardes, Claudia Vianna Lima e Isabela Tavares Guerra, a mostra destaca a importância do acervo do museu e suas relações com o modernismo.
A exposição revela a história do Museu Casa Kubitschek, ressaltando seu papel na preservação e pesquisa do design, arquitetura e paisagismo modernistas.
A curadoria traz um olhar sobre o cotidiano da casa e seu acervo, reconhecendo a essência humanista e atemporal do modernismo. Além disso, artistas contemporâneos foram convidados para contribuir com suas percepções, enriquecendo a experiência dos visitantes.
Festival
BH HIP-HOP - 40 ANOS!
Um sábado em que a cidade de Belo Horizonte celebrou a rica cena do Hip-Hop com um festival inesquecível! No dia 29/6, o baixio do Viaduto Santa Tereza, o Centro de Referência das Juventudes, o Teatro Espanca e a Praça da Estação foi ocupado em um grande manifesto de inclusão, criatividade e paixão.
A programação diversificada e gratuita, com curadoria do @forumhiphopbh, trouxe batalhas de MCs, apresentações de DJs, rap, breaking, graffiti, live painting, intervenções poéticas, feira, exposições e muito mais! Até as crianças tiveram seu espaço especial, com monitores garantindo diversão e aprendizado para os pequenos.
O festival, realizado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal, foi um sucesso e uma verdadeira imersão na cultura Hip-Hop.
.
Publicação:
CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA
Paisagem Cultural Mundial
No marco dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, temos o prazer de apresentar a publicação "Conjunto Moderno da Pampulha: Paisagem Cultural Mundial". Este livro revisita a história e lança luz sobre os significados do Conjunto como patrimônio e paisagem cultural mundial.
A obra explora a concepção do Conjunto Moderno da Pampulha, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e outros artistas modernos.
A publicação aborda a trajetória do Conjunto, sua candidatura como paisagem cultural mundial, prognósticos para o futuro e um histórico das edificações que compõem o complexo.
A publicação é uma realização do Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal e tem como proposta celebrar e convidar todos a compreenderem os valores e significados do Conjunto Moderno da Pampulha como um patrimônio mundial que deve ser preservado para as gerações futuras.
Criação da:
Maquete Tátil do Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Uma marca registrada da última edição do projeto Museus Pampulha foi a criação da maquete tátil do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e das pranchas táteis da Casa do Baile - disponível na visitação ao espaço - e da Lagoa da Pampulha - disponível na visitação do Museu Casa Kubitschek (MCK).
Já a maquete tátil do MAP está disponível para ser utilizada em ações e ativações do educativo do museu que segue ativo com atividades variadas desenvolvidas em espaços diversos, entre eles o Centro de Documentação do Museu de Arte da Pampulha, atualmente localizado dentro do MCK.
Publicação:
MUSEUS, EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO
Experiencias Educativas na Pampulha
Para celebrar os 10 anos de atuação do Museu Casa Kubitschek, foi lançada em 27 de junho de 2024 a publicação “Museus, Educação e Território: experiências educativas na Pampulha”.
A publicação consolida quatro anos de pesquisa e atividades dos setores educativos dos Museus da Pampulha, evidenciando como as atividades educativas são o coração dos espaços museológicos. Este livro demonstra que tais atividades, embora aliadas às exposições, vão além delas, explorando aspectos dos territórios, da relação com moradores, turistas e visitantes, e mediando a paisagem cultural da Pampulha.
Feita a muitas mãos, a publicação reúne artigos em forma de relatos de diversos educadores que atuam ou atuaram nos museus da Pampulha, trazendo práticas e experiências que refletem a interação direta com os públicos que visitam esses espaços.
Este evento fez parte do projeto Museus Pampulha, executado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal.
14º Beagalê
O 14º Beagalê aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, a Funarte MG recebeu profissionais e entusiastas das áreas de livro, leitura, literatura e bibliotecas para discutir "Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas: perspectivas sobre a democratização de acesso."
Durante o evento, tivemos momentos de muito aprendizado e troca com uma programação rica e diversificada. A Conferência de abertura com Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro e da Leitura, mesas de debates sobre arte e inclusão com Sandro Boaventura e Meiry Geraldo, sobre a biblioteca como espaço de cuidado e acolhimento com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Educação de BH, oficinas de Introdução à Biblioterapia com Marina Nogueira, sobre saúde mental dos profissionais que atuam nas bibliotecas com Juliana Morganti.
O evento foi realizado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal. É uma oportunidade para fortalecer a nossa comunidade e promover o desenvolvimento sustentável da cultura em Belo Horizonte.
Exposição:
LUGAR IMAGINADO LUGAR VIVIDO
80 anos da Casa do Baile
No ano em que o Conjunto Moderno da Pampulha celebrou suas oito décadas, o projeto Museus Pampulha integrou as celebrações com programações diversas, entre elas a exposição inédita “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 Anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli.
A exposição teve início em maio de 2023 e apresenta a história dos 80 anos da Casa do Baile e dos 20 anos do espaço como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. O trabalho é composto por um núcleo histórico e obras de artistas contemporâneos, que refletem sobre a trajetória e a arquitetura do espaço, além de propor novas perspectivas através de instalações interativas.
Diálogos com:
CONCEIÇÃO EVARISTO
na Casa Fiat de Cultura
A escritora mineira Conceição Evaristo abordou questões ligadas à ancestralidade e à afrobrasilidade, integrando o ciclo de ações da exposição "ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura" que promoveu o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageando, por meio do núcleo "Novos Bustos", grandes pensadores nacionais como Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo. A escritora foi prestigiada na exposição com o conto "Lumbiá", que inspirou um dos núcleos, intitulado "O menino que vê o presépio".
Exposição:
TRAMA
Processos Educativos na Pampulha
A exposição "Trama |"Pampulha 80 anos: múltiplos olhares" |parte importante de um grupo de atividades denominadas “Processos Educativos na Pampulha” representou o 2do módulo dessa exposição e edição comemorativa, onde as bordadeiras do projeto “Bordando Memórias” se dedicaram a recriar a paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha a partir de uma série de 40 verbetes redigidos por moradores, trabalhadores e frequentadores da Pampulha. Juntos, os verbetes e os bordados apresentaram um mapa afetivo da região e se incorporaram à exposição.
Diálogos com:
LEDA MARIA MARTINS
na Casa Fiat de Cultura
A professora Leda Maria Martins conversou com o curador Marcelo Campos, integrando o ciclo de ações da exposição "ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura", que promoveu o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageando, por meio do núcleo "Novos Bustos", grandes pensadores nacionais como Ailton Krenak e Conceição Evaristo. A poeta e dramaturga foi prestigiada na exposição com o núcleo “Pampulha espiralar: um lar, um altar”, que conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
11ª Edição do
Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte
FIQ - BH
Do dia 3 ao dia 7 de agosto de 2022 realizamos a 11ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH no Minascentro. A programação foi extensa e totalmente gratuita, com atividades para jovens, adultos, crianças e profissionais do setor, e reafirmou a relevância do FIQ BH como o maior evento latino-americano dedicado ao gênero. Com a temática “Quadrinhos e o mundo do trabalho”, o FIQ BH 2022 reuniu artistas locais, nacionais e internacionais, que participam de diversas atrações. A programação incluiu oficinas, exposições, sessões de filmes, mesas de artistas, feira de quadrinhos, debates, sessões de autógrafos, duelos de HQs, rodada de negócios, entre outras, durante os cinco dias de festival.
12ª Edição do
Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN
No período de 23 a 29 de outubro de 2023, agitamos a capital mineira com a 12ª Edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte FAN BH 2023 com uma programação ampla, diversa e voltada para públicos de várias faixas etárias.
Foram shows, espetáculos teatrais e de dança, sessões de cinema, oficinas, rodas de conversa, residência artística e exposições. O tema central do FAN BH 2023 foi a Tríade Temporal, uma poderosa concepção que une o passado, presente e futuro. Este conceito norteou a construção do festival, atuando como uma ponte entre as tradições ancestrais e as visões futurísticas, tudo em busca de uma compreensão mais profunda do presente.
Exposição:
TRAÇAR MODERNO
Construindo Formas e Trajetórias
Em comemoração aos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek inaugurou em junho de 2023 a exposição “Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias”. Com curadoria de Ana Karina Ribeiro Bernardes, Claudia Vianna Lima e Isabela Tavares Guerra, a mostra destaca a importância do acervo do museu e suas relações com o modernismo.
A exposição revela a história do Museu Casa Kubitschek, ressaltando seu papel na preservação e pesquisa do design, arquitetura e paisagismo modernistas.
A curadoria traz um olhar sobre o cotidiano da casa e seu acervo, reconhecendo a essência humanista e atemporal do modernismo. Além disso, artistas contemporâneos foram convidados para contribuir com suas percepções, enriquecendo a experiência dos visitantes.
Festival
BH HIP-HOP - 40 ANOS!
Um sábado em que a cidade de Belo Horizonte celebrou a rica cena do Hip-Hop com um festival inesquecível! No dia 29/6, o baixio do Viaduto Santa Tereza, o Centro de Referência das Juventudes, o Teatro Espanca e a Praça da Estação foi ocupado em um grande manifesto de inclusão, criatividade e paixão.
A programação diversificada e gratuita, com curadoria do @forumhiphopbh, trouxe batalhas de MCs, apresentações de DJs, rap, breaking, graffiti, live painting, intervenções poéticas, feira, exposições e muito mais! Até as crianças tiveram seu espaço especial, com monitores garantindo diversão e aprendizado para os pequenos.
O festival, realizado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal, foi um sucesso e uma verdadeira imersão na cultura Hip-Hop.
.
Publicação:
CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA
Paisagem Cultural Mundial
No marco dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, temos o prazer de apresentar a publicação "Conjunto Moderno da Pampulha: Paisagem Cultural Mundial". Este livro revisita a história e lança luz sobre os significados do Conjunto como patrimônio e paisagem cultural mundial.
A obra explora a concepção do Conjunto Moderno da Pampulha, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e outros artistas modernos.
A publicação aborda a trajetória do Conjunto, sua candidatura como paisagem cultural mundial, prognósticos para o futuro e um histórico das edificações que compõem o complexo.
A publicação é uma realização do Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal e tem como proposta celebrar e convidar todos a compreenderem os valores e significados do Conjunto Moderno da Pampulha como um patrimônio mundial que deve ser preservado para as gerações futuras.
Criação da:
Maquete Tátil do Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Uma marca registrada da última edição do projeto Museus Pampulha foi a criação da maquete tátil do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e das pranchas táteis da Casa do Baile - disponível na visitação ao espaço - e da Lagoa da Pampulha - disponível na visitação do Museu Casa Kubitschek (MCK).
Já a maquete tátil do MAP está disponível para ser utilizada em ações e ativações do educativo do museu que segue ativo com atividades variadas desenvolvidas em espaços diversos, entre eles o Centro de Documentação do Museu de Arte da Pampulha, atualmente localizado dentro do MCK.
Publicação:
MUSEUS, EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO
Experiencias Educativas na Pampulha
Para celebrar os 10 anos de atuação do Museu Casa Kubitschek, foi lançada em 27 de junho de 2024 a publicação “Museus, Educação e Território: experiências educativas na Pampulha”.
A publicação consolida quatro anos de pesquisa e atividades dos setores educativos dos Museus da Pampulha, evidenciando como as atividades educativas são o coração dos espaços museológicos. Este livro demonstra que tais atividades, embora aliadas às exposições, vão além delas, explorando aspectos dos territórios, da relação com moradores, turistas e visitantes, e mediando a paisagem cultural da Pampulha.
Feita a muitas mãos, a publicação reúne artigos em forma de relatos de diversos educadores que atuam ou atuaram nos museus da Pampulha, trazendo práticas e experiências que refletem a interação direta com os públicos que visitam esses espaços.
Este evento fez parte do projeto Museus Pampulha, executado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal.
14º Beagalê
O 14º Beagalê aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, a Funarte MG recebeu profissionais e entusiastas das áreas de livro, leitura, literatura e bibliotecas para discutir "Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas: perspectivas sobre a democratização de acesso."
Durante o evento, tivemos momentos de muito aprendizado e troca com uma programação rica e diversificada. A Conferência de abertura com Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro e da Leitura, mesas de debates sobre arte e inclusão com Sandro Boaventura e Meiry Geraldo, sobre a biblioteca como espaço de cuidado e acolhimento com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Educação de BH, oficinas de Introdução à Biblioterapia com Marina Nogueira, sobre saúde mental dos profissionais que atuam nas bibliotecas com Juliana Morganti.
O evento foi realizado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal. É uma oportunidade para fortalecer a nossa comunidade e promover o desenvolvimento sustentável da cultura em Belo Horizonte.
Exposição:
LUGAR IMAGINADO LUGAR VIVIDO
80 anos da Casa do Baile
No ano em que o Conjunto Moderno da Pampulha celebrou suas oito décadas, o projeto Museus Pampulha integrou as celebrações com programações diversas, entre elas a exposição inédita “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 Anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli.
A exposição teve início em maio de 2023 e apresenta a história dos 80 anos da Casa do Baile e dos 20 anos do espaço como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. O trabalho é composto por um núcleo histórico e obras de artistas contemporâneos, que refletem sobre a trajetória e a arquitetura do espaço, além de propor novas perspectivas através de instalações interativas.
Diálogos com:
CONCEIÇÃO EVARISTO
na Casa Fiat de Cultura
A escritora mineira Conceição Evaristo abordou questões ligadas à ancestralidade e à afrobrasilidade, integrando o ciclo de ações da exposição "ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura" que promoveu o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageando, por meio do núcleo "Novos Bustos", grandes pensadores nacionais como Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo. A escritora foi prestigiada na exposição com o conto "Lumbiá", que inspirou um dos núcleos, intitulado "O menino que vê o presépio".
Exposição:
TRAMA
Processos Educativos na Pampulha
A exposição "Trama |"Pampulha 80 anos: múltiplos olhares" |parte importante de um grupo de atividades denominadas “Processos Educativos na Pampulha” representou o 2do módulo dessa exposição e edição comemorativa, onde as bordadeiras do projeto “Bordando Memórias” se dedicaram a recriar a paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha a partir de uma série de 40 verbetes redigidos por moradores, trabalhadores e frequentadores da Pampulha. Juntos, os verbetes e os bordados apresentaram um mapa afetivo da região e se incorporaram à exposição.
Diálogos com:
LEDA MARIA MARTINS
na Casa Fiat de Cultura
A professora Leda Maria Martins conversou com o curador Marcelo Campos, integrando o ciclo de ações da exposição "ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura", que promoveu o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageando, por meio do núcleo "Novos Bustos", grandes pensadores nacionais como Ailton Krenak e Conceição Evaristo. A poeta e dramaturga foi prestigiada na exposição com o núcleo “Pampulha espiralar: um lar, um altar”, que conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
11ª Edição do
Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte
FIQ - BH
Do dia 3 ao dia 7 de agosto de 2022 realizamos a 11ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH no Minascentro. A programação foi extensa e totalmente gratuita, com atividades para jovens, adultos, crianças e profissionais do setor, e reafirmou a relevância do FIQ BH como o maior evento latino-americano dedicado ao gênero. Com a temática “Quadrinhos e o mundo do trabalho”, o FIQ BH 2022 reuniu artistas locais, nacionais e internacionais, que participam de diversas atrações. A programação incluiu oficinas, exposições, sessões de filmes, mesas de artistas, feira de quadrinhos, debates, sessões de autógrafos, duelos de HQs, rodada de negócios, entre outras, durante os cinco dias de festival.
12ª Edição do
Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN
No período de 23 a 29 de outubro de 2023, agitamos a capital mineira com a 12ª Edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte FAN BH 2023 com uma programação ampla, diversa e voltada para públicos de várias faixas etárias.
Foram shows, espetáculos teatrais e de dança, sessões de cinema, oficinas, rodas de conversa, residência artística e exposições. O tema central do FAN BH 2023 foi a Tríade Temporal, uma poderosa concepção que une o passado, presente e futuro. Este conceito norteou a construção do festival, atuando como uma ponte entre as tradições ancestrais e as visões futurísticas, tudo em busca de uma compreensão mais profunda do presente.
Exposição:
TRAÇAR MODERNO
Construindo Formas e Trajetórias
Em comemoração aos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek inaugurou em junho de 2023 a exposição “Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias”. Com curadoria de Ana Karina Ribeiro Bernardes, Claudia Vianna Lima e Isabela Tavares Guerra, a mostra destaca a importância do acervo do museu e suas relações com o modernismo.
A exposição revela a história do Museu Casa Kubitschek, ressaltando seu papel na preservação e pesquisa do design, arquitetura e paisagismo modernistas.
A curadoria traz um olhar sobre o cotidiano da casa e seu acervo, reconhecendo a essência humanista e atemporal do modernismo. Além disso, artistas contemporâneos foram convidados para contribuir com suas percepções, enriquecendo a experiência dos visitantes.
Festival
BH HIP-HOP - 40 ANOS!
Um sábado em que a cidade de Belo Horizonte celebrou a rica cena do Hip-Hop com um festival inesquecível! No dia 29/6, o baixio do Viaduto Santa Tereza, o Centro de Referência das Juventudes, o Teatro Espanca e a Praça da Estação foi ocupado em um grande manifesto de inclusão, criatividade e paixão.
A programação diversificada e gratuita, com curadoria do @forumhiphopbh, trouxe batalhas de MCs, apresentações de DJs, rap, breaking, graffiti, live painting, intervenções poéticas, feira, exposições e muito mais! Até as crianças tiveram seu espaço especial, com monitores garantindo diversão e aprendizado para os pequenos.
O festival, realizado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal, foi um sucesso e uma verdadeira imersão na cultura Hip-Hop.
.
Publicação:
CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA
Paisagem Cultural Mundial
No marco dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, temos o prazer de apresentar a publicação "Conjunto Moderno da Pampulha: Paisagem Cultural Mundial". Este livro revisita a história e lança luz sobre os significados do Conjunto como patrimônio e paisagem cultural mundial.
A obra explora a concepção do Conjunto Moderno da Pampulha, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e outros artistas modernos.
A publicação aborda a trajetória do Conjunto, sua candidatura como paisagem cultural mundial, prognósticos para o futuro e um histórico das edificações que compõem o complexo.
A publicação é uma realização do Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal e tem como proposta celebrar e convidar todos a compreenderem os valores e significados do Conjunto Moderno da Pampulha como um patrimônio mundial que deve ser preservado para as gerações futuras.
Criação da:
Maquete Tátil do Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Uma marca registrada da última edição do projeto Museus Pampulha foi a criação da maquete tátil do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e das pranchas táteis da Casa do Baile - disponível na visitação ao espaço - e da Lagoa da Pampulha - disponível na visitação do Museu Casa Kubitschek (MCK).
Já a maquete tátil do MAP está disponível para ser utilizada em ações e ativações do educativo do museu que segue ativo com atividades variadas desenvolvidas em espaços diversos, entre eles o Centro de Documentação do Museu de Arte da Pampulha, atualmente localizado dentro do MCK.
Publicação:
MUSEUS, EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO
Experiencias Educativas na Pampulha
Para celebrar os 10 anos de atuação do Museu Casa Kubitschek, foi lançada em 27 de junho de 2024 a publicação “Museus, Educação e Território: experiências educativas na Pampulha”.
A publicação consolida quatro anos de pesquisa e atividades dos setores educativos dos Museus da Pampulha, evidenciando como as atividades educativas são o coração dos espaços museológicos. Este livro demonstra que tais atividades, embora aliadas às exposições, vão além delas, explorando aspectos dos territórios, da relação com moradores, turistas e visitantes, e mediando a paisagem cultural da Pampulha.
Feita a muitas mãos, a publicação reúne artigos em forma de relatos de diversos educadores que atuam ou atuaram nos museus da Pampulha, trazendo práticas e experiências que refletem a interação direta com os públicos que visitam esses espaços.
Este evento fez parte do projeto Museus Pampulha, executado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal.
14º Beagalê
O 14º Beagalê aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, a Funarte MG recebeu profissionais e entusiastas das áreas de livro, leitura, literatura e bibliotecas para discutir "Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas: perspectivas sobre a democratização de acesso."
Durante o evento, tivemos momentos de muito aprendizado e troca com uma programação rica e diversificada. A Conferência de abertura com Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro e da Leitura, mesas de debates sobre arte e inclusão com Sandro Boaventura e Meiry Geraldo, sobre a biblioteca como espaço de cuidado e acolhimento com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Educação de BH, oficinas de Introdução à Biblioterapia com Marina Nogueira, sobre saúde mental dos profissionais que atuam nas bibliotecas com Juliana Morganti.
O evento foi realizado pelo Instituto Lumiar em parceria com o poder público municipal. É uma oportunidade para fortalecer a nossa comunidade e promover o desenvolvimento sustentável da cultura em Belo Horizonte.